10 de março de 2010

Baú do Malu 21 - Primeiros números da Revista Senhor (1959)

(Senhor nº1 - capa Glauco Rodrigues)

(Senhor nº 5 - capa Glauco Rodrigues)

(Senhor nº 10 - capa Jaguar)
A revista Senhor foi uma senhora revista. Em sintonia com os esperançosos e eufóricos anos JK, a publicação revolucionou o modo de se fazer revista cultural, inovando no design e disposição dos textos, além de capturar com muito senso os novos ares comportamentais da época. Não por acaso, a revista nasceu um ano antes de Brasília e morreu no parto do golpe militar. A lista de colaboradores e editores nos primeiros anos dá uma idéia do alto nível: Nahum Sirotsky (editor chefe), Paulo Francis (editor assistente), Luiz Lobo (editor), Newton Carlos ( redator), Otto Maria Carpeaux, Odylo Costa Filho, Reynaldo Jardim, Flávio Rangel, Clarice Lispector, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga, Jorge Amado, Antonio Callado, Carlos Lacerda (tu, Lacerda?), Lúcio Rangel, Ivan Lessa, entre tantos outros. E claro, o excepcional departamento de arte, com Carlos Scliar chefiando, Jaguar e Glauco Rodrigues detonando. As capas eram de uma plasticidade acachapante; o logo da revista, oito décadas depois do pioneiro Ângelo Agostini, não tinha parada certa na capa, mudando tamanho, lado e direção de acordo com o layout.
Acima, três exemplares do meu acervo ( nº 1 de março de 1959, nº5 de julho de 1959 e nº 10 de dezembro de 1959).

5 comentários:

  1. Marcos,
    meu nome é Pedro e estou trabalhando para uma senhora, Ilka Marinho Zanotto, que escreveu durante um tempo na Revista Senhor, que hoje em dia, infelizmente, não é muito conhecida. Pesquisei, pesquisei e encontrei seu blog. Você, por acaso, pode me ajudar em uma pesquisa? Procuro pela íntegra dos artigos dela. Você possui muitos exemplares da Revista? De quais anos?

    Muito obrigado,
    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, infelizmente tenho só esses exemplares que postei. Mas como tenho muito contato com historiadores e jornalistas, te aviso caso apareça alguma luz, ok? abs e boa sorte em sua busca!

      Excluir
    2. Tenho a revista numero 1.
      Se tiver algum colecionador interessado. Ligue.
      75 99838 5777

      Excluir
  2. Marcos, não sei se você ainda consulta o blog, mas pesquiso um autor que foi publicado no nº 1 da revista Senhor. Você pode me ajudar com algumas informações? Meu email é lucaslima.fsa@gmail.com e estou como 'lucadisena' nas redes sociais. Muito obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lucas. Estou por aqui sim..rs. Estou te respondendo lá no e-mail. abs

    ResponderExcluir