30 de junho de 2010

O AcervoSorve 1: Era Uma Vez Uma Capa - Alan Powers





Como já disse uma vez, esta página está ficando seriada, já que eu adoro inventar "capítulos" em série, como "Baú do Malu", "Discos que nos Tocam", etc. Aliás, preciso reviver este último, que revelou textos excelentes de grande repercussão e que acabei esquecendo em algum lugar de 2009. O Baú serve para desenterrar relíquias, mas eu sentia falta de uma série que mostrasse os itens novos que chegam aos montes. Há muito tempo, amigos especialíssimos que sabem dos meus guardados culturais, acabam me abastecendo com um livro aqui, uma enciclopédia ciclópica cá, um 78 rotações acolá. Só neste ano, duas coleções soberbas de LPs foram incorporadas ao acervo: a do meu cunhado Zé, ancorada no melhor da MPB e uma segunda, vinda do meu outro cunhado Flávio, na verdade uma conservada seleção do seu sogro Marcos com destaque para originais da Jovem Guarda e Beatles. Inauguro esta nova série com um item fantástico, saído da sacola mágica do meu chapa Paulico 7 Lagoas, sempre surpreendente, com petardos fantásticos que aterrissam em seu território cultural estratégico, e que me faz tê-lo como “conselheiro vitalício” do acervo e futuro curador do futuro centro cultural de um futuro próximo. Dêem uma sacada no visual deste livro em destaque! A obra é da Cosac Naify (2008), do original inglês Children’s Book Covers. O autor, Alan Powers, fez uma extensa pesquisa sobre capas de livros infantis através da história, com destaque para as européias,revelando mudanças técnicas ao longo do tempo e curiosas histórias dos autores, artistas e outros envolvidos. As páginas escolhidas lá no alto trazem surpresas: o urso Rupert, que até hoje freqüenta as matinées da TV Cultura, apareceu em livro na década de 20 e m coletânea de suas tiras de jornais!! O outro personagem em foco é nada mais nada menos que o Pequeno Stuart Little, o ratinho que foi adaptado para Hollywood e freqüentador de sessões vespertinas na TV – ele é originário da década de 40! Torço para que algum editor brasileiro tope com esta obra e resolva fazer um projetos desses por aqui. Já imaginaram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário