4 de julho de 2017

Pedreira/SP - História e memorabilia


No fim de semana fui com a family ( além da esposa e filhos, fomos com meu cunhado, cunhada e sobrinho, anfitriões que conheciam bem a cidade) na surpreendente Pedreira, no interior de São Paulo ( na macrorregião de Campinas). O município,  fundado em 1896 e vizinho da bonita Jaguariúna, sempre foi um polo do porcelanato - indústrias históricas deste setor, como Nadir Figueiredo, possuem sede e loja de fábrica na cidade - mas nos últimos anos tornou-se também a meca dos artesãos e artistas especializados em MDF ( placa de madeira fabricada com resinas sintéticas) voltados para a arte retrô, arte pop e memorabilia em geral. O resultado se vê logo na entrada da cidade: fila de carros e lojas apinhadas de gente. Pelo que meu cunhado já tinha me adiantado, eu já esperava uma grande sequência de lojas especializadas em pôsteres, canecas, decoração e colecionismo, mas a grande surpresa para mim foi o grande número de itens históricos e antiguidades - a grande maioria invedável - em meio aos produtos à venda nas lojas. Essa particularidade local, acrescida de detalhes arquitetônicos e preservação memorialista, me surpreendeu deveras e comprovou o respeito profundo que Pedreira tem pela sua própria História. Lucrar com o turismo e o comércio sim, faz parte, mas com muita ternura e comprometimento. Nas fotos abaixo, uma mescla de tudo isso ( a foto principal é uma ampliação da mini-carranca "soldadinho" em metal que segura a veneziana de um dos inúmeros casarões de época da cidade).



























































Nenhum comentário:

Postar um comentário